Forum Otaku Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 A arte de fansub

Ir para baixo 
+10
Vash
RedZombie44
Guarda_Serodio_Reloaded
Gonza
Kaito Yamamura
spitfire
Blestud
Ishimaru
Kamina
Sosai Wakasaki
14 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Sosai Wakasaki

Sosai Wakasaki


Masculino Capricórnio Cobra
Aniversário : 28/12/1989
Idade : 34
Localização : Braga
Mensagens : 3896
Data de inscrição : 09/06/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeDom Jul 06, 2008 5:56 am

Ora bem, para satisfazer a curiosidade de alguns (isto e, se alguém for curioso sobre isto…), vou explicar como e k um fansub (neste caso o meu, lol) cria as legendas de anime. Vou pegar em Gintama, que e um dos anime mais difíceis de legendar de momento (so para terem noção…um anime tipo bleach tem 250-350 linhas em geral, enkanto k um de gintama tem 600+ linhas… e isto sem mencionar nas incontáveis referencias)

Continuando… temos 10 “profissões”, e são elas: raw provider, translator (tradutor), timer (sincronizador), k-timer (sincronizador de karaoke) translator checker (verificador de tradução), editor, typesseter (efeitos especiais), quality checker, encoder e uploader.

Raw provider: O raw provider é aquele que fornece ao fansub um episodio raw ou seja, sem legendas... E a partir desse ponto que o trabalho começa.

Translator: O tradutor e aquele que a partir do nada começa a criar um script das legendas, ou seja pega num episodio RAW (isto e, sem legendas) e começa a traduzir o anime. No caso do meu fansub, um tradutor também faz rough timing, ou seja sincroniza “mal e porcamente” as legendas.

Timer: Um timer, e esta e a minha função, pralem de co-lider do rumbel-subs, e aquele que sincroniza as legendas. Esta função pode ser feita ao mesmo tempo k o translator checker. O timer pega no script traduzido e linha a linha, vai-as pondo no sitio adequado, tendo tanto atenção a voz como ao vídeo em si (ou seja, mouth timing, que e por as legendas, quando a persornagem abre a boca).

K-timer: Um K-timer e akele k faz a sincronizaçao do karaoke. So e exercida esta funçao quando ha nova musica de entrada ou de saida no anime.

Translation checker (Tlc): Esta e uma função k pode ser feita ao mesmo tempo que o timer, sendo os 2 scripts posteriormente unidos num so pelo co-lider ou líder. Um Tlc e akele que verifica a tradução das legendas. Ele percorre o script do tradutor, muda aquilo que esteja mal e adiciona referencias necessárias. Um tlc precisa de dominar o japonês.

Editor: Esta função so pode ser efectuada a seguir a passar pelo Tlc. Um editor, faz aquilo que o nome indica: Edita. Ele pega no script do tlc e corrige todos os erros ortográficos possíveis e verifica as referencias.

Typesseter (TS): Um TS e akele k põe efeitos especiais e coloca as referencias e notas no seu devido sitio. Aqui como exemplo vou dar esta imagem:
Spoiler:

Veem a caixinha da nota? E as letras em baixo do placar? E o TS que as põe nesse sitio e que cria a caixinha da nota.

Quality checker (Qc): um QC verifica o script todo, já feito, ve possíveis erros e modifica-os ou manda o script de novo para a pessoa que fez o erro. No meu fansub também no final há sempre um final QC que e efectuado pela líder ou em caso da sua ausência por um co-lider (temos 2 co-liders…mas eu sou co-lider e fundador tb ehehehxD). E aqui que se aprova ou não se o episodio esta bom para ser publicado ou não.

Encoder/uploader: O encoder e uploader normalmente e sempre a mesma pessoa que efectua esses 2 jobs. O encoder e akele que pega no script e o une ao vídeo, tornando-o num so. E aquele que cria o vídeo final. O uploader e aquele que faz upload do vídeo, pondo-o disponível na net onde segue para os distros (distribuidores). E assim termina o processo de um episodio…

Agora tratemos do tempo… Um speedsubber (aqueles fansubs k kerem e por um ep publicado) de um anime normal conseguem fazer, isto se forem muito rápidos mesmo, um ep em pouco mais de 12horas.
No caso de gintama e do meu fansub (qualitysubber, ou seja, fazemos um episodio para ter qualidade e não a pressa…) podemos variar de 3 dias a mais de uma semana.

Nas funções, a nível de gintama temos mais ou menos isto de tempo:

Raw provider: ja temos episodios em raw ate ao 110+...e ainda so vamos no 65, por isso...
Translator: 1 dia
Translator checker: 1 dia
Timer: 5-6 horas
k-timer: 2-3 horas
Editor: 3 horas
Typesetter: 12 horas
Quality checker: 3 horas
Encoder: 8 horas
Uploader: 2 horas


Espero que alguém tenha ficado mais esclarecido, quanto a arte dos fansubers:P

E se alguém quiser trabalhar no meu fansub, que me diga kalker coisa…


Última edição por Sosai Wakasaki em Qua Jul 09, 2008 8:59 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rumbel-subs.com
Kamina
Kamina
Kamina
Kamina


Masculino Capricórnio Tigre
Aniversário : 04/01/1987
Idade : 37
Localização : Algures em Ivalice
Mensagens : 5431
Data de inscrição : 14/04/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeDom Jul 06, 2008 6:54 am

É sempre interessante ver como é feito o trabalho dos fansubers.
Há quem pense que é facil e que pode ser feito á pressa.
Ir para o topo Ir para baixo
Sosai Wakasaki

Sosai Wakasaki


Masculino Capricórnio Cobra
Aniversário : 28/12/1989
Idade : 34
Localização : Braga
Mensagens : 3896
Data de inscrição : 09/06/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeDom Jul 06, 2008 7:17 am

era bom era.... se fosse feito a pressa nao havia kalidade nenhuma<.<...e o minimo possivel sao 11 ou 12 horas...ja conseguimos ser os 2nds mais rapidos...e fizemos um ep de bleach em 12horas...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rumbel-subs.com
Ishimaru

Ishimaru


Masculino Peixes Cabra
Aniversário : 22/02/1991
Idade : 33
Mensagens : 1291
Data de inscrição : 31/12/2007

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeDom Jul 06, 2008 10:48 am

O_O

o duro trabalho de uma fansub....

fgo...
Ir para o topo Ir para baixo
Blestud

Blestud


Masculino Touro Cabra
Aniversário : 21/05/1991
Idade : 32
Localização : Pois... isso...hah... D:
Mensagens : 1211
Data de inscrição : 31/12/2007

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeDom Jul 06, 2008 11:00 am

Penso que não seja dificil... mas sim MUITO TRABALHOSO

ent o translator coitado... Japones pa PT-PT é obra
Ir para o topo Ir para baixo
Sosai Wakasaki

Sosai Wakasaki


Masculino Capricórnio Cobra
Aniversário : 28/12/1989
Idade : 34
Localização : Braga
Mensagens : 3896
Data de inscrição : 09/06/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeDom Jul 06, 2008 2:16 pm

yep e mt trabalhoso...e o mais secante dos trabalhos pertence ao timer... tar num graficozinho do som a mexer em duas barrinhas linha a linha...k secaoxD
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rumbel-subs.com
spitfire

spitfire


Masculino Libra Porco
Aniversário : 13/10/1983
Idade : 40
Localização : Mesmo atras de Ti .. MUUAAHAHAHAHAH
Mensagens : 4896
Data de inscrição : 10/08/2007

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeDom Jul 06, 2008 5:21 pm

ya.. era essa mesma a minha ideia... até é um trabalho ke se faz na boa.. não é preciso ser-se um génio... MAS FOGO ITS BOOOORRRIIINNNGGG!
é xeio de passinhos pekenos e fazer isto e akilo.. e ver se tá tudo bem.. e no fim... passaram 12 horas!

tenho um novo respeito por vòs.. Sosai.. senhor das legendas!!
Ir para o topo Ir para baixo
Kaito Yamamura

Kaito Yamamura


Masculino Sagitário Cabra
Aniversário : 10/12/1991
Idade : 32
Localização : ...longe
Mensagens : 662
Data de inscrição : 14/06/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeDom Jul 06, 2008 5:25 pm

Paciencia, têm muita paciencia! que trabalho
Ir para o topo Ir para baixo
Sosai Wakasaki

Sosai Wakasaki


Masculino Capricórnio Cobra
Aniversário : 28/12/1989
Idade : 34
Localização : Braga
Mensagens : 3896
Data de inscrição : 09/06/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeDom Jul 06, 2008 5:44 pm

spitfire escreveu:
ya.. era essa mesma a minha ideia... até é um trabalho ke se faz na boa.. não é preciso ser-se um génio... MAS FOGO ITS BOOOORRRIIINNNGGG!
é xeio de passinhos pekenos e fazer isto e akilo.. e ver se tá tudo bem.. e no fim... passaram 12 horas!

tenho um novo respeito por vòs.. Sosai.. senhor das legendas!!

12 horas....no minimo!XD

bow to my feet! xD joking...so faço tal coisa pk curto mesmo as series k faço legendagem...e como gintama somos nos os unicos...se parasse nao conseguiria ver gintama lolol
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rumbel-subs.com
Gonza

Gonza


Masculino Touro Cachorro
Aniversário : 16/05/1982
Idade : 42
Localização : oporto rock city
Mensagens : 96
Data de inscrição : 06/07/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeSeg Jul 07, 2008 3:30 am

Qualquer pessoa que passe 12 horas a mexer em duas barrinhas linha a linha merece o meu respeito!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Guarda_Serodio_Reloaded
Serodio
Serodio
Guarda_Serodio_Reloaded


Masculino Touro Rato
Aniversário : 04/05/1984
Idade : 40
Localização : Celestial Plain
Mensagens : 14543
Data de inscrição : 02/07/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeSeg Jul 07, 2008 1:31 pm

E o que é de louvar é que não ganham dinheiro com isso. Ou ganham? Razz
Ir para o topo Ir para baixo
spitfire

spitfire


Masculino Libra Porco
Aniversário : 13/10/1983
Idade : 40
Localização : Mesmo atras de Ti .. MUUAAHAHAHAHAH
Mensagens : 4896
Data de inscrição : 10/08/2007

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeSeg Jul 07, 2008 1:36 pm

não me xeira Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Guarda_Serodio_Reloaded
Serodio
Serodio
Guarda_Serodio_Reloaded


Masculino Touro Rato
Aniversário : 04/05/1984
Idade : 40
Localização : Celestial Plain
Mensagens : 14543
Data de inscrição : 02/07/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeSeg Jul 07, 2008 1:40 pm

A mim também não mas realmente terem tanto trabalho pra não ganharem nada com isso, é de valor. É pk têm mesmo mto gosto no que fazem.
Ir para o topo Ir para baixo
Sosai Wakasaki

Sosai Wakasaki


Masculino Capricórnio Cobra
Aniversário : 28/12/1989
Idade : 34
Localização : Braga
Mensagens : 3896
Data de inscrição : 09/06/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeSeg Jul 07, 2008 2:49 pm

nop... nao se ganha dinheiro... FANsubxD
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rumbel-subs.com
Gonza

Gonza


Masculino Touro Cachorro
Aniversário : 16/05/1982
Idade : 42
Localização : oporto rock city
Mensagens : 96
Data de inscrição : 06/07/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeSeg Jul 07, 2008 4:37 pm

Ha melhores coisas para ganhar para além do dinheiro!!!
( a n ser k seja mesmo mt mt dinheiroooo!!!!ihih)
Ir para o topo Ir para baixo
Sosai Wakasaki

Sosai Wakasaki


Masculino Capricórnio Cobra
Aniversário : 28/12/1989
Idade : 34
Localização : Braga
Mensagens : 3896
Data de inscrição : 09/06/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeSeg Jul 07, 2008 4:48 pm

Gonza escreveu:
Ha melhores coisas para ganhar para além do dinheiro!!!
( a n ser k seja mesmo mt mt dinheiroooo!!!!ihih)

lol...ja tive presentes de gente do canada e da america a mandar-me merchandise! e tb ja houve um pt k me deu um pacote de bolachas...td como agredecimento!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rumbel-subs.com
Gonza

Gonza


Masculino Touro Cachorro
Aniversário : 16/05/1982
Idade : 42
Localização : oporto rock city
Mensagens : 96
Data de inscrição : 06/07/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeSeg Jul 07, 2008 4:51 pm

Olha grande cena!! Se for uns Filipinos é bem bom!!
ou oreos, ou uns palmiers du bois de la roche!!
Ir para o topo Ir para baixo
Sosai Wakasaki

Sosai Wakasaki


Masculino Capricórnio Cobra
Aniversário : 28/12/1989
Idade : 34
Localização : Braga
Mensagens : 3896
Data de inscrição : 09/06/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeSeg Jul 07, 2008 4:52 pm

Gonza escreveu:
Olha grande cena!! Se for uns Filipinos é bem bom!!
ou oreos, ou uns palmiers du bois de la roche!!

por acaso eram filipinos.... souberam-me pela vida...tava de directa e com fome e nao tava em minha casa, so...xD
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rumbel-subs.com
Guarda_Serodio_Reloaded
Serodio
Serodio
Guarda_Serodio_Reloaded


Masculino Touro Rato
Aniversário : 04/05/1984
Idade : 40
Localização : Celestial Plain
Mensagens : 14543
Data de inscrição : 02/07/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeSeg Jul 07, 2008 4:53 pm

Já não ficas com um bichinho no estômago. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
RedZombie44

RedZombie44


Feminino Aquário Cobra
Aniversário : 23/01/1990
Idade : 34
Localização : num planeta distante
Mensagens : 769
Data de inscrição : 11/08/2007

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeTer Jul 08, 2008 8:11 am

sim senhora.... por acaso é preciso muito trabalho e dedicação a isto... god xD mesmo muito trabalho... mas desde que compense no final, isso é que interessa Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Sosai Wakasaki

Sosai Wakasaki


Masculino Capricórnio Cobra
Aniversário : 28/12/1989
Idade : 34
Localização : Braga
Mensagens : 3896
Data de inscrição : 09/06/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeTer Jul 08, 2008 8:34 am

yep...kando se acaba um episodio e vamos ao tracker ver o nº de downloads... txiii ate nos sentimos importantesxD milhares de pessoas a sacaram algo k o nosso grupo fez...xD
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rumbel-subs.com
Guarda_Serodio_Reloaded
Serodio
Serodio
Guarda_Serodio_Reloaded


Masculino Touro Rato
Aniversário : 04/05/1984
Idade : 40
Localização : Celestial Plain
Mensagens : 14543
Data de inscrição : 02/07/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeTer Jul 08, 2008 4:53 pm

É o reconhecimento do fruto do vosso trabalho. É essa a verdadeira recompensa. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Vash

Vash


Masculino Gémeos Cavalo
Aniversário : 05/06/1990
Idade : 33
Localização : Far far away
Mensagens : 1042
Data de inscrição : 07/08/2007

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeTer Jul 08, 2008 5:03 pm

omfg ... era mesmo eu... fogo

que trabalho. tanto tempo sem ter lucro... fazes mais alguma coisa na vida? =.=

epah o reconhecimento é importante sim... mas se nao ganhares nada mais com isso :S a nao ser k estejas a espera d seres descoberto e contratado para uma empresa que trate de Subs :S
Ir para o topo Ir para baixo
Sosai Wakasaki

Sosai Wakasaki


Masculino Capricórnio Cobra
Aniversário : 28/12/1989
Idade : 34
Localização : Braga
Mensagens : 3896
Data de inscrição : 09/06/2008

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeTer Jul 08, 2008 5:09 pm

lol..its just for the fun... e fazer akilo nao me tira mt tempo...eu como sou co-leader tenho k tar sempre a passar o trabalho de um gajo pa outro etc etc...mas isso e cenas k nem 3 mins demoram....o timer...sao 6 horitas...isto prai de 2 em 2 semanas aguenta-se bemxD
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rumbel-subs.com
Vash

Vash


Masculino Gémeos Cavalo
Aniversário : 05/06/1990
Idade : 33
Localização : Far far away
Mensagens : 1042
Data de inscrição : 07/08/2007

A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitimeTer Jul 08, 2008 5:24 pm

ah ok!!! pensava que era 12hrs tds dias!! ali agarrado ao computador com a ventoinha apontada a cara (por causa do calor=.=)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A arte de fansub Empty
MensagemAssunto: Re: A arte de fansub   A arte de fansub Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
A arte de fansub
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» A arte de Rickylicious
» hoy hoy algumas obras de arte! (ou não)
» Quais animes tem a melhor ARTE VISUAL?
» Quais animes tem a PIOR arte visual?
» Fansub

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Forum Otaku Portugal :: Anime & Manga :: Geral-
Ir para: