Forum Otaku Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioPortalÚltimas imagensRegistrarEntrar

Termos japoneses na nossa lingua

Ir para baixo 
+13
kuch
RedZinx
Pliskin
BlazeRaven
Stari
Ciça
U. Warrior
Eureka
Gobe00
Kamina
alquimista todometaleiro
Sosai Wakasaki
Guarda_Serodio_Reloaded
17 participantes
AutorMensagem
Guarda_Serodio_Reloaded
Serodio
Serodio
Guarda_Serodio_Reloaded

Masculino Touro Rato
Aniversário : 04/05/1984

Termos japoneses na nossa lingua Empty
MensagemAssunto: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeQua Jun 03, 2009 1:12 pm

Devida aquela mini discussão sobre os mangas Razz decidi abrir este tópico para falarmos sobre as formas como utilizamos os termos japoneses na nossa língua.

Eu digo mangas quando falo no plural pk é o nome do objecto e estamos a falar dele na nossa língua.

Outra coisa que me causa estranheza é a maior parte das pessoas dizer A manga e A anime, no feminino.
Eu cá digo O manga e O anime, no masculino. Quanto a isso não consigo arranjar uma justificação mas habituei-me a dizer assim já á mtos anos. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Sosai Wakasaki

Sosai Wakasaki

Masculino Capricórnio Cobra
Aniversário : 28/12/1989

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeQua Jun 03, 2009 1:24 pm

por acaso tb sou de dizer O anime e o manga... o plural k uso, normalmente e manga e anime..nao animes e mangas...
http://www.rumbel-subs.com
alquimista todometaleiro
Alquimista
Alquimista
alquimista todometaleiro

Feminino Aquário Búfalo
Aniversário : 31/01/1986
Localização : Num mundo mágico onde toda a gente escreve sem erros ortográficos.

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeQua Jun 03, 2009 1:28 pm

Visto que as as palavras "manga" e "ova" existem em português e são do género feminino, eu para as distinguir, mudo o artigo. Escrevo "o(s) mangas" e "o(s) OVA(s)". Também uso o masculino em anime - o(s) anime(s).

Oralmente, soa a "mangá(s)" e "animê(s)".

Também foi como me habituei a dizer/escrever (o que não significa que de vez em quando, não me engane nos artigos).
Kamina
Kamina
Kamina
Kamina

Masculino Capricórnio Tigre
Aniversário : 04/01/1987

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeQua Jun 03, 2009 1:32 pm

Eu acho que o correcto na língua portuguesa e mais utilizado é o masculino

Porque "desenho animado" é masculino e o anime ta relacionado com isso,e "livro" também é masculino dai dizer-se "o manga"
Quanto ao plural,acho que é correcto ser usado na língua portuguesa,caso contrario parece que estamos a falar á "Tiburcio" Razz
Reparem:

Eu ontem vi estes "anime"
Tu tens quantos "manga"?

Não fica,na minha opinião,correcto...o uso de plural torna aquelas frases mais naturais
Guarda_Serodio_Reloaded
Serodio
Serodio
Guarda_Serodio_Reloaded

Masculino Touro Rato

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeQua Jun 03, 2009 1:36 pm

Kamina escreveu:
Eu acho que o correcto na língua portuguesa e mais utilizado é o masculino

Porque "desenho animado" é masculino e o anime ta relacionado com isso,e "livro" também é masculino dai dizer-se "o manga"

Pois é por essa razão que eu tb me guio. Se bem que anime vem de animação que é no feminino. Razz Mas a origem do termo anime vem da palavra inglesa animation que não tem sexo. Razz
Gobe00

Gobe00

Masculino Capricórnio Macaco
Aniversário : 20/01/1993

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeQua Jun 03, 2009 3:43 pm

Eu normalmente escrevo A para manga, ao escrever soa-me mais natural e menos estranho embora por vezes posso trocar com O manga. Para anime utilizo O. Mas cada um tem a sua maneira de escrever para mim desde que percebam o que escrevo e eu consiga perceber os outros não me faz diferença.
Eureka

Eureka

Feminino Sagitário Cobra
Aniversário : 08/12/1989
Localização : Entre o céu e o mar entre a fantasia e a realidade! Com as minhas asas prateadas voo até a lua, que é a minha casa!

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeQua Jun 03, 2009 4:56 pm

Eu não kero saber como raio dizemos na nossa lingua quero é saber como os japoneses dizem manga e anime eles dizem anime como o verbo animar e manga como a fruta ou dizem animê e mangá? Eu tou habituada a dizer anime como anime de animar e manga como a fruta mas se os japoneses dizem de outra forma eu digo como eles! Agora eu trato manga no femenino e anime no masculino pois soa melhor "A manga" ou "As mangas" "O anime" ou "Os animes" "As ovas" "A ova"!

Última edição por Eureka em Sex Jul 17, 2009 3:58 am, editado 1 vez(es)
https://www.facebook.com/AnimangaGirl
Kamina
Kamina
Kamina
Kamina

Masculino Capricórnio Tigre
Aniversário : 04/01/1987

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeQua Jun 03, 2009 6:30 pm

Aos 1:30 o locutor diz "cinema de animação anime"
Ou seja,diz "anime" e não "animé"

Pequena curiosidade Razz

---------------------------------------------------------------------------------------
Aqui também dizem varias vezes "anime" em vez de "animé",o que na minha opinião é o correcto na língua portuguesa

alquimista todometaleiro
Alquimista
Alquimista
alquimista todometaleiro

Feminino Aquário Búfalo
Aniversário : 31/01/1986
Localização : Num mundo mágico onde toda a gente escreve sem erros ortográficos.

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeQua Jun 03, 2009 7:39 pm

Pronto, em prol da conformidade, eu alinho. Passo a dizer "anime" em vez de "animê". : P
U. Warrior

U. Warrior

Masculino Aquário Cavalo
Aniversário : 04/02/1990

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeQui Jun 04, 2009 3:23 am

Eu pronuncio e sempre pronunciei "Animê", porque é a forma que sempre me habituei a dizer e se a palavra se pronunciasse "aníme" provavelmente escreveria-se "animu"

Em relação a Manga em pronuncio tal como o fruto apesar de pensar que provavelmente a pronuncia correcta e "mángá" (sendo que a silaba tónica continua a ser a primeira)

Em relação ao género eu sempre digo anime no masculino provavelmente por associar a desenhos animados e manga no feminino por associação à banda desenhada.
Ciça

Ciça

Feminino Capricórnio Rato
Aniversário : 08/01/1985

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeQui Jun 04, 2009 9:38 am

U. Warrior escreveu:
Em relação ao género eu sempre digo anime no masculino provavelmente por associar a desenhos animados e manga no feminino por associação à banda desenhada.

Ora ai está, exactamente o meu raciocínio ^^
http://www.ohmyfunnyblog.blogspot.com/
Stari

Stari

Feminino Peixes Cachorro
Aniversário : 28/02/1994

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeQui Jun 11, 2009 5:24 am

Hmmm, sinceramente anime sempre disse no masculino, agora manga às vezes digo no masculino outras vezes digo no feminino, mas no plural uso sempre o "s" para os dois x_x'
BlazeRaven

BlazeRaven

Masculino Leão Cabra
Aniversário : 26/07/1991

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeSex Jun 12, 2009 1:51 pm

Eu digo "O manga" e "A anime" Nao perguntem pq, apenas digo >.>
Pliskin

Pliskin

Masculino Aquário Gato
Aniversário : 30/01/1988

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeSex Jun 12, 2009 8:13 pm

Digo: O anime / A manga (por vezes lá escapa e digo 'O manga'). Uso os respectivos plurais: Animes/mangas

Nunca fui de dizer nem animê, nem animé ou mangá, talvez por me soar a Português brasileiro, o qual nunca falei sem ser a imitar (sotaque, claro). ^^
RedZinx

RedZinx

Masculino Escorpião Cavalo
Aniversário : 15/11/1990

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeSex Jun 12, 2009 9:00 pm

Pliskin escreveu:
Digo: O anime / A manga (por vezes lá escapa e digo 'O manga'). Uso os respectivos plurais: Animes/mangas

Nunca fui de dizer nem animê, nem animé ou mangá, talvez por me soar a Português brasileiro, o qual nunca falei sem ser a imitar (sotaque, claro). ^^
Sou exactamente como tu ^^
kuch

kuch

Feminino Virgem Dragão
Aniversário : 01/09/1988

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeSáb Jun 13, 2009 8:01 am

O(s) anime(s) e A(s) manga(s) parece-me ser a forma mais correcta Mad
anime_cg

anime_cg

Masculino Virgem Macaco
Aniversário : 16/09/1992

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeQui Jul 16, 2009 11:47 pm

Olha, por aqui muito se diz O Anime (ou Animê, para aproximar a pronúncia ao idioma português) e O mangá (já que sem o acento refere-se tanto a uma fruta quanto a parte de uma blusa/camisa que cobre parte ou a um braço inteiro).

Como o termo não faz parte da Língua Portuguesa fica difícil classificar um artigo (acho que somente se a língua japonesa também possuísse artigo defino).
http://www.revistaow.com.br
Dawn_hikari

Dawn_hikari

Feminino Câncer Porco
Aniversário : 10/07/1995

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeSex Jul 17, 2009 2:33 am

Eu digo semre "O anime e O mangá" no plural digo sempre "Os animes e Os mangás"
Digo sempre mangá porque quando não digo com o acento, parece que me refiro a uma fruta, e à manga de casaco.

E também porque foi assim que me habituei a dizer
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeSáb Ago 08, 2009 6:35 pm

o anime, as animes, a manga, os mangas é eskesito escrever assim mas é do habito rabbit
Raichu
Nick anterior: Moshi-Kun
Raichu

Masculino Escorpião Dragão
Aniversário : 07/11/1988

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeSáb Ago 08, 2009 6:41 pm

Dawn_hikari escreveu:
Eu digo semre "O anime e O mangá" no plural digo sempre "Os animes e Os mangás"
Digo sempre mangá porque quando não digo com o acento, parece que me refiro a uma fruta, e à manga de casaco.

E também porque foi assim que me habituei a dizer

Same here. Digo da mesma maneira porque se disser de outra forma atrofia-me xD
http://oblogdomoshi.blogspot.com/
anime_cg

anime_cg

Masculino Virgem Macaco
Aniversário : 16/09/1992

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeSex Ago 28, 2009 11:01 pm

Esses dias eu estava navengado pela Wikipédia (mais especificamente pela parte de dicionário) e descobri que a palavra "animar" vêm do latim "anima" (se a memória não me falha)...

Bem, como anime surgiu quase da mesma forma (que no ocidente serviu somente para designar os desenhos nippônicos), acredito que seria mais certo dizer a anime (já que devira de "animation").

Agora, isto é o que me veio a cabeça (ou seja, posso ter falado bobagens (xD) e ainda há de se considerar as duas variações da língua).
http://www.revistaow.com.br
Guarda_Serodio_Reloaded
Serodio
Serodio
Guarda_Serodio_Reloaded

Masculino Touro Rato

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeDom Ago 30, 2009 2:43 pm

O problema é que animation não é masculino nem feminino. Razz
Misa_Hatsune

Misa_Hatsune

Feminino Gémeos Dragão
Aniversário : 28/05/1988

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitimeTer Set 01, 2009 5:49 pm

Eu digo o anime (desenho animado), e a manga (BD). Mas também digo o OVA (episódio especial). É por aí que me guio! ^^
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Termos japoneses na nossa lingua   Termos japoneses na nossa lingua Icon_minitime

Termos japoneses na nossa lingua
Ir para o topo 
Página 1 de 1