Forum Otaku Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 O que é real em Bakuman ? A minha análise.

Ir para baixo 
+2
ruben-kun
hadm
6 participantes
AutorMensagem
hadm

hadm


Masculino Touro Cachorro
Aniversário : 26/04/1982
Idade : 42
Localização : Porto
Mensagens : 15
Data de inscrição : 04/04/2012

O que é real em Bakuman ? A minha análise. Empty
MensagemAssunto: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   O que é real em Bakuman ? A minha análise. Icon_minitimeQui Abr 05, 2012 3:34 am

Aviso: montanha de texto pela frente.... mas garanto que para quem gostar de Bakuman vai ser uma leitura muito interessante e vale bem a pena! Smile

É só de mim ou há mais gente a pensar que Bakuman parece uma autobiografia ligeiramente modificada de Ohba Tsugumi e Obata Takeshi? Ou pelo menos uma grande inside joke dos autores. Desde o primeiro capítulo até volume 16 que ando a ler actualmente que tenho essa impressão.

Este é o resultado da minha pesquisa por blogs, wiki's e analise da manga/anime. Foram alguns dos detalhes que reparei. Se alguem tiver reparado em mais partilhem! Very Happy

Começando por alguns personagens...

O que é real em Bakuman ? A minha análise. FsEyX

Antes de mais, são óbvias as semelhanças com os personagens principais de Death Note, Takagi e Saiko tem óbvias parecências com Light e L.

Alguém vê os traços de Hattori parecidos com Ryuuk, principalmente os olhos e boca?

O que é real em Bakuman ? A minha análise. 9Wzp8

No caso de Bakuman, Takagi será Ohba Tsugumi e Saiko será Obata Takeshi, respectivamente o escritor e o artista. Ohba e Takagi têm tendência para temas mais "escuros". Para ser mais preciso Nobuhiro Mashiro, o tio de Mashiro junto com Takagi parecem reflectir Ohba. Ohba também teve uma gag manga á muitos anos atrás chamada Luckyman onde usou o pen name Gamou Hiroshi. E em Bakuman o tio de Mashiro teve uma gag manga chamada Chou Hiro Densetsu ou Super Hero Legend.

O que é real em Bakuman ? A minha análise. DrxJf

Alguém consegue ver as semelhanças entre os dois? Luckyman á esquerda e Chou Hiro Densetsu á direita.Quando Luckyman acabou, Ohba foi incapaz de lançar qualquer tipo de sucesso durante vários anos, até se ter tornado o escritor de Death Note. À excepção do sucesso de Death Note, é exactamente como Nobuhiro Mashiro…só não faleceu entretanto.

O que é real em Bakuman ? A minha análise. INRTP

Ambos Saiko e Obata têm tendência para desenhos realistas e aprenderam as mesmas técnicas de desenho... na vida real e em Bakuman. Lembram-se quando Hattori, o editor de Ashirogi Muto disse que usavam demasiado tone em PCP? Que deveriam mudar o tipo de arte para algo mais claro de forma gradual para não desorientar os leitores? Pois o mesmo aconteceu com Bakuman. Os primeiros capitulos eram bem mais escuros do que os actuais. Outro caso é os cabelos, que Saiko aprendeu a desenhar com Shun Shiratori de forma mais simples e clara para não demorar tanto tempo. Em Bakuman, os ultimos volumes tem o cabelo mais claro e simples do que nos primeiros volumes e do que em Death Note no caso de Obata.

Na manga de Bakuman, no final de alguns capitulos há amostras de “Names” feitos por Ohba...que são quase desenhos horriveis e tortinhos que se assemelham imenso aos “Names” iniciais feitos por Takagi.

Alguém que esteja nos ultimos capítulos de Bakuman acha que Reversi de Ashirogi Muto é o “Death Note” de Obata e Ohba?

Na parte da manga em que aparece um “copycat” de PCP que assalta bancos e deixa um papel a dizer PCP e abate o moral de Takagi algo muito semelhante aconteceu na vida real com Obha Tsugumi. Hà uns anos atras, no pico de sucesso de Death Note, crianças no Japão, China e Estados Unidos escreviam os nomes dos professores e colegas que queriam que morressem em cadernos pretos .A produção da manga de Death Note quase que ficou parada devido a várias complicações e a anime chegou a estar fora de questão devido a nenhuma rede televisiva querer passar uma anime em que se matavam pessoas estratégica e selectivamente. Death Note chegou mesmo a ser banida em países como a China. Houve também um caso na Bélgica de um homicido em que o culpado deixou um papel sobre a vitima a dizer " I am KIRA".
Durante a produção da manga Death Note, Obata e Ohba nunca se conheceram. O contacto que tinham era apenas com o seu editor e quando enviavam fax’s com os respectivos “names” para serem criados. A primeira vez que se conheceram foi em Janeiro de 2004, numa festa Editorial da Jump e confessaram que nunca discordaram nem na arte nem na história, completamente Ashirogi Muto!

O que é real em Bakuman ? A minha análise. L9a3P

Muitos dos Editores em Bakuman são baseados em editores na vida real na Shueisha. O editor de Ashirogi Muto, Hattori Akira é baseado em 2 pessoas. John Batist Akira e Saito Yuu. Aida Souichi, o lider da equipa de Hattori é baseado no vice editor-in-chief, precisamante Aida Souichi e o desenho do seu personagem vem de outro personagem de Death Note, Ryochin. Já agora, vejam a foto que o antigo editor da Jump, Hisashi Sasaki tem no seu twiter... http://twitter.com/#!/sasaki_hisashi . Precisamente.... Hisashi Sasaki de Bakuman Smile

O que é real em Bakuman ? A minha análise. KhQ51

Aiko Iwase
Katsura Hoshino, autora de D. Gray-man. Vejam o corte de cabelo desta senhora...faz lembrar algúem? Num dos ultimos artbooks de Katsura, ela menciona a rivalidade que sempre teve com Obata Takeshi e como acabaram por se tornar amigos próximos. Há dúvida que temos aqui Aiko Iwase? Very Happy

O que é real em Bakuman ? A minha análise. FRtpj

Eiji Niizuma
Um caso complicado. Na minha opinião parece ser a fusão de 3 mangakas. Um deles, Tite Kubo, o autor de Bleach que pode ser uma das inspirações para Eiji Niizuma. Várias vezes em Bakuman, Eiji faz cumprimentos a Ashirogi Muto usando trocadilhos de Bleach. Tite Kubo lançou também uma manga chamada Zombie Powder e Eiji lançou Zombie Gun como o seu triunfo mais recente...

O que é real em Bakuman ? A minha análise. JNppy

Niizuma Eiji também pode ser baseado em Eiichiro Oda, autor de One Piece. Reparem nos 2 ii's no nome. Parece pouco não é? O cabelinho e roupinhas roxas…mas o sucesso brutal da sua manga e o espirito e paixão verdadeira pela arte na sua forma mais pura e sempre com um espirito aventureiro e juvenil parecem ser grande parte da personalidade de Eiji. Também pelo facto de não dar muito trabalho aos seus assistentes e fazer grande parte do trabalho ele próprio. Oda também referiu em alguns SBS que não recebe opiniões dos seus editores pois prefere ter a responsabilidade do seu trabalho apenas atribuida a si, assim se algo correr mal, só se pode culpar a ele mesmo. Algo típico de Eiji Niizuma.

O que é real em Bakuman ? A minha análise. 2NFxV

Para acabar o trio....temos Shimabukuro Mitsutoshi. O autor de Toriko e grande amigo na vida real de Eiichiro Oda. Vejam a foto, acho que nem preciso dizer mais nada....ele nem estava fazer cosplay nesse dia!!!!! Escusado dizer que Toriko também tem tido um sucesso enorme e inegável. A unica contrariedade que descobri foi que Niizuma Eiji disse a Iwase que não tinha tempo para namoros, que era um "eterno rapazinho". Enquanto que Shimabukuro foi preso por pagar a uma rapariga de 16 anos 80.000 ienes para ter sexo com ela, isto na altura em que Seikimatsu Leader Den Takeshi uma das obras de Shimabukuro foi cancelado pela Jump...

O que é real em Bakuman ? A minha análise. VEQSH

Shoyo Takahama
Kenta Shinohara, autor de Sket Dance já foi assistente de Sorachi em Gintama e parece estar retratado em Bakuman também quando um dos assistentes de Ashirogi Muto sai da sua função, o persistente Shoyo Takahama. Parecido até no cabelinho e queixo.

Kazuya Hiramaru & Yuriko Aoki
O meu personagem preferido, Hiramaru pode também ser inspirado em 2 mangakas. Sorachi Hideaki, criador de Gintama que cabe bem no estilo das mangas de Hiramaru como gag, um bocadinho de non-sense e aventura. Num episodio de Gintama, Sorachhi fez uma homenagem em forma de paródia a Bakuman com um duo de artistas chamado Mute Ashirogi.

O que é real em Bakuman ? A minha análise. QkvEf

Hiramaru também pode ser baeado em Yoshihiro Togashi, o autor de Hunter x Hunter que é conhecido por ser extremamente preguiçoso e negativo, algo tipico de Hiramaru. Também casou com uma mangaka, Naoko Takeuchi, criadora de Sailor Moon, que parece mesmo a Aoki de Bakuman, com roupinhas da avó e cabelinho sempre arranjadinho e por quem Hiramaru deseja casar-se a todo o custo.

Alguém reparou em mais detalhes de Bakuman, que tiram inspiração da vida real? Gostava de ler as vossas opiniões e detalhes que tenham reparado tb! Very Happy
















Ir para o topo Ir para baixo
ruben-kun

ruben-kun


Masculino Libra Macaco
Aniversário : 27/09/1992
Idade : 31
Localização : Coimbra
Mensagens : 13888
Data de inscrição : 20/01/2010

O que é real em Bakuman ? A minha análise. Empty
MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   O que é real em Bakuman ? A minha análise. Icon_minitimeQui Abr 05, 2012 4:05 am

Eu nunca liguei muito a isso, sempre me concentrei em ler o manga e ver o anime e nada mais..pormenores interessantes, bem visto..
Ir para o topo Ir para baixo
Malandro

Malandro


Masculino Capricórnio Cabra
Aniversário : 17/01/1992
Idade : 32
Mensagens : 2446
Data de inscrição : 01/01/2011

O que é real em Bakuman ? A minha análise. Empty
MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   O que é real em Bakuman ? A minha análise. Icon_minitimeSeg Abr 16, 2012 7:49 am

Só agora que vi este tópico e tenho que confessar que esta "analise" deu-me vontade de voltar a ler/ver Bakuman. Já faz algum tempo que coloquei-os (manga e anime) em On Hold. Tenho que tratar disto.

Estou é curioso com o proximo manga desta dupla. Me pergunto se eles vão voltar com uma história fantasiosa e "dark" como a de Death Note ou uma mais "realista"e simples como a de Bakuman.
Ir para o topo Ir para baixo
hadm

hadm


Masculino Touro Cachorro
Aniversário : 26/04/1982
Idade : 42
Localização : Porto
Mensagens : 15
Data de inscrição : 04/04/2012

O que é real em Bakuman ? A minha análise. Empty
MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   O que é real em Bakuman ? A minha análise. Icon_minitimeSeg Abr 16, 2012 7:57 am

Gostava de os ver a fazer algo mais escuro para próxima obra Smile Bakuman não deverá ter mts mais volumes também...
Ir para o topo Ir para baixo
ruben-kun

ruben-kun


Masculino Libra Macaco
Aniversário : 27/09/1992
Idade : 31
Localização : Coimbra
Mensagens : 13888
Data de inscrição : 20/01/2010

O que é real em Bakuman ? A minha análise. Empty
MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   O que é real em Bakuman ? A minha análise. Icon_minitimeSeg Abr 16, 2012 11:48 am

Eu acho que o estilo dark é mesmo o forte deles, vê-se isso em bakuman e death note
Ir para o topo Ir para baixo
alquimista todometaleiro
Alquimista
Alquimista
alquimista todometaleiro


Feminino Aquário Búfalo
Aniversário : 31/01/1986
Idade : 38
Localização : Num mundo mágico onde toda a gente escreve sem erros ortográficos.
Mensagens : 3384
Data de inscrição : 21/10/2008

O que é real em Bakuman ? A minha análise. Empty
MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   O que é real em Bakuman ? A minha análise. Icon_minitimeSáb Abr 21, 2012 5:59 am

Já sabia que havia imensas referências em Bakuman, mas não tinha noção que eram tantas e tão "fiéis". É giro ver assim os pormenores e imagino que haja outros tantos que só os próprios autores conhecem. : P
Ir para o topo Ir para baixo
hadm

hadm


Masculino Touro Cachorro
Aniversário : 26/04/1982
Idade : 42
Localização : Porto
Mensagens : 15
Data de inscrição : 04/04/2012

O que é real em Bakuman ? A minha análise. Empty
MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   O que é real em Bakuman ? A minha análise. Icon_minitimeSáb Abr 21, 2012 12:56 pm

Sim...devem haver muitas mais que só os autores sabem, não tenho duvidas! Mas tenho pena que Bakuman já tenha acabado... esperemos pela próxima obra de Ohba e Obata! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
ruben-kun

ruben-kun


Masculino Libra Macaco
Aniversário : 27/09/1992
Idade : 31
Localização : Coimbra
Mensagens : 13888
Data de inscrição : 20/01/2010

O que é real em Bakuman ? A minha análise. Empty
MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   O que é real em Bakuman ? A minha análise. Icon_minitimeSáb Abr 21, 2012 4:57 pm

Pode ser que desta vez tragam algo completamente diferente, tanto de DN como de Bakuman..
Ir para o topo Ir para baixo
Bart Tuga

Bart Tuga


Masculino Escorpião Macaco
Aniversário : 05/11/1980
Idade : 43
Localização : Vila Nova de Gaia
Mensagens : 3264
Data de inscrição : 17/05/2010

O que é real em Bakuman ? A minha análise. Empty
MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   O que é real em Bakuman ? A minha análise. Icon_minitimeSeg Abr 23, 2012 2:35 pm

gostei de ler e já suspeitava do Takahama ser o criador de SKET DAnce, porque li há dias uma entevista numa página inteiramente dedicada ao SKET DANCE

Do Niizuma, wow logo 3!?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.dtlportugal.com/forum/viewtopic.php?f=67&t=498&am
The Maggot




Masculino Libra Galo
Aniversário : 25/09/1993
Idade : 30
Mensagens : 16
Data de inscrição : 03/05/2012

O que é real em Bakuman ? A minha análise. Empty
MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   O que é real em Bakuman ? A minha análise. Icon_minitimeQui maio 03, 2012 4:01 pm

Já tinha reparado em alguns pormenores, sim. Principalmente essa comparação do Hiramaru com o Togashi, que está sempre em hiato
E tambem podemos considerar que o final do Reversi foi a forma que eles arranjaram para mostrar a situação deles com Bakuman. Até tinham a 3ª temporada do anime a caminho e tudo

Tópico muito bom. Deves ter investigado bastante
Ir para o topo Ir para baixo
hadm

hadm


Masculino Touro Cachorro
Aniversário : 26/04/1982
Idade : 42
Localização : Porto
Mensagens : 15
Data de inscrição : 04/04/2012

O que é real em Bakuman ? A minha análise. Empty
MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   O que é real em Bakuman ? A minha análise. Icon_minitimeQua maio 09, 2012 6:16 am

Bart Tuga escreveu:
Do Niizuma, wow logo 3!?

Eu sei, parece muito, mas vejo traços dos 3 nele. Também é um super-personagem Smile Se tivesse que escolher só um, escolheria o Odacchi devido ao espirito juvenil e dedicação sem igual.


The Maggot escreveu:
Já tinha reparado em alguns pormenores, sim. Principalmente essa comparação do Hiramaru com o Togashi, que está sempre em hiato
E tambem podemos considerar que o final do Reversi foi a forma que eles arranjaram para mostrar a situação deles com Bakuman. Até tinham a 3ª temporada do anime a caminho e tudo

Tópico muito bom. Deves ter investigado bastante

Obrigado! Smile Ainda foi uma investigação jeitosa, mas deu-me imenso prazer Wink Só gostava que saissem umas figuras de Bakuman porreiras para por na minha coleccao. Infelizmente só há ou muito pequeninas ou demasiado grandes...nada intermédio tipo FZ/GLM/Figma :\



Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O que é real em Bakuman ? A minha análise. Empty
MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   O que é real em Bakuman ? A minha análise. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
O que é real em Bakuman ? A minha análise.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Bakuman
» Bakuman ^^
» [Noticia]Bakuman pode estar a chegar ao fim.
» [Notícia] Bakuman versão Anime no Outono de 2010
» minha ps2..avaria!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Forum Otaku Portugal :: Anime & Manga :: Geral-
Ir para: