|
|
| Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? | |
|
+13Kaiser SFree Durin Gatts Anoni Mus Bart Tuga Tyranus Cyber Zero Guarda_Serodio_Reloaded ai_shiteiru ruben-kun Ayaname Hunter_X_ADIDAS 17 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
Hunter_X_ADIDAS
Aniversário : 01/08/1986 Idade : 38 Mensagens : 180 Data de inscrição : 25/06/2010
| Assunto: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Ter maio 10, 2011 10:17 am | |
| Desde o início de Janeiro tenho tido intenções em criar uma thread em que pode pôr em causa a justificação das expectativas que costumam ser criadas de estação em estação do ano... Ou uma série torna-se popular porque gostos contagiam-se e o processo de gostar de algo torna-se demasiado emotivo que esquecemos de parte a razão, ou a série torna-se tão popular que uma pessoa fica mesmo a perguntar se realmente é tão impecável como dizem, mas por omissão não dizem alguns defeitos que pode pôr em causa o gosto.... O inverso também se aplica, por uma série ser tão impopular há algo que torna a série tão má que justifica? Ou apenas toca num assunto que não se pode ser discutido , ou é tabú, mas que ainda assim não é tão mau quanto dizem?
Pode causar alguma controvérsia, eu sei que o fop não é grande fã de threads "filosóficas" ou seja o que for o que impede uma pessoa a questionar e procurar respostas, eu próprio caio na culpa de gostar várias séries em invocar a emoção e pôr a razão à parte mas eu também gosto de racionalizar e ver o porquê de algo ter encanto.
É daquelas situações em que uma pessoa inicialmente detesta um certo filme mas ao longo de algum tempo cria-se uma apreciação pelo filme e descobre o porquê de ter detestado mas que olhou de uma maneira errada à coisa e que no final das contas fica-se numa de "o filme vê-se, claramente que não é memorável mas não é assim tão mau quanto parece". O inverso também se aplica, inicialmente uma pessoa tem um orgasmo a ver algo mas depois de processar tudo vê e racionaliza que há elementos que poderiam ser desenvolvidos de uma forma mas que não funcionou bem. É o nitpicking que muitos fanboys detestam, mas verdade dos factos nunca vai haver filme ou série que sejam perfeitos mas também há séries ou filmes que uma pessoa cospe cheio de desprezo e ódio e que também não merecem tal coisa
já digo o que penso ao mais pormenor amanhã ou daqui a 2 dias | |
| | | Ayaname
Aniversário : 21/03/1983 Idade : 41 Localização : Pelo mundo, à deriva, sempre... Mensagens : 53 Data de inscrição : 22/12/2010
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Ter maio 10, 2011 11:24 am | |
| Excelente tópico. Penso que compreendi a questão que colocas. Na minha opinião, infelizmente, frequentemente a popularidade mascara falhas. Isso não acontece só em animes. Muitos médicos que aparecem na tv a falar são logo tidos pelas pessoas como excelentes profissionais quando, na realidade, são apenas uns vendidos e de profissional têm pouco. Quem diz médicos diz qualquer outro tipo de profissional. Isso acontee muito. Também acredito de aconteça com Animes como acontece em todo o mundo do cinema. Por exemplo, os filmes alternativos são quase sempre preteridos em função do cinema mais comercial. ISto significa que não são bons? Normalmente passam mensagens muito mais interessantes ou obrigam a um estado de atenção e capacidade de reflexão que a maioria das pessoas não está habituada e, por isso, não se tornam interessantes aos olhos da maioria quando são, na realidade, obras de arte (muitos deles). Já no cinema "comercial" Qualquer filme faz um grande brilharete por ter artista A ou B que aparece semi-nua, ou efeitos especiais XPTO... Mas em termos de qualidade, argumento, deixam muito a desejar (nem todos)... e por aí vai. Com animes acredito que seja o mesmo...
É o que vejo repetir-se... | |
| | | ruben-kun
Aniversário : 27/09/1992 Idade : 32 Localização : Coimbra Mensagens : 13888 Data de inscrição : 20/01/2010
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Ter maio 10, 2011 1:00 pm | |
| Menciono um anime em que se vê isto: "a série torna-se tão popular que uma pessoa fica mesmo a perguntar se realmente é tão impecável como dizem"
Mahou Shoujo Madoka Magika...
Mas isto é a minha opinião..
Acho este tópico muito interessante, gostava de ver a teoria de alguns users.. | |
| | | ai_shiteiru
Aniversário : 20/05/1993 Idade : 31 Mensagens : 1060 Data de inscrição : 03/07/2010
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Ter maio 10, 2011 3:13 pm | |
| isto é para onde dá... muitas coisas são tão populares que antes de as ver ja vou com um pé atraz e numa de ver todos os erros que tenham, noutras acabo por ir embalado no meio daquilo e gostar e fazer over rate... mas isso tambem depende de cada um, ha muita coisa que pode nem valer aquilo que eu dou, mas ue gosto tanto que acabo por não conseguir dar pior nota.
mas geralmente sou um bocado aquele tipo que como toda gente gosta, é preciso aquilo ser MESMO bom para eu tambem gostar. se toda gente gostar e eu achar só mediano, digo que é uma porcaria só porque sim xD [i like to see the rage] | |
| | | Guarda_Serodio_Reloaded Serodio
Aniversário : 04/05/1984 Idade : 40 Localização : Celestial Plain Mensagens : 14543 Data de inscrição : 02/07/2008
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Ter maio 10, 2011 6:10 pm | |
| A popularidade também tem muito a ver com o publico alvo de cada caso. Por exemplo Naruto tem uma grande popularidade porque pode agradar a um vasto publico de vários géneros, crianças, adolescentes, adultos... Isto porque é uma série que entretém e é fácil de se ver e compreender, o que faz a série crescer em popularidade e que a faz ser bastante divulgada com publicidade, merchandise, brinquedos e fins... Outro exemplo, Ghost in the Shell. Isto já é um anime que não chega a todo o género de publico. O publico que aprecia um anime como Ghost in the Shell é muito mais limitado. É um anime que aborda temas mais adultos, psicológicos, sociais, técnicos e até filosóficos. Acredito que a maior parte do publico fã de Naruto não compreende ou não gosta de Ghost in the Shell, podem até achar uma seca, mas para os fãs de Ghost in the Shell esta é uma obra de grande qualidade.... mas não tem tantos fãs como Naruto. Então será que Naruto tem mais qualidade que Ghost in the Shell? | |
| | | Cyber Zero
Aniversário : 23/06/1984 Idade : 40 Localização : Vila-Chã Barreiro Mensagens : 3784 Data de inscrição : 01/05/2009
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Ter maio 10, 2011 6:59 pm | |
| Popularidade é uma faca de dois gumes. O que é popular tem muitos fãs, mas também muitos haters. O que é pouco popular tem poucos fãs, mas também muito poucos haters (ou até mesmo nenhum) e ainda à gente que simpatize com as series menos populares.
Quanto à questão de qualidade, isso depende da serie.
| |
| | | Tyranus
Aniversário : 10/04/1987 Idade : 37 Mensagens : 3777 Data de inscrição : 07/08/2007
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qua maio 11, 2011 2:33 am | |
| Nos filmes e nos jogos emais um caso de ter uma certa personagem ou um actor que mesmo que seja uma seca de filme nos vamos ter a tendencia para o ver. Vou dar alguns exemplos misturados... os filmes do Resident Evil, que sao bons para quem nao conhece os jogos e sao fracos para quem os joga... depois temos os filmes com o actor A, B, C que so por estar presente vamos ver o filme a apanhamos secas monumentais... Nos jogos tambem e o mesmo, quando gostámos da 1ª edição e compramoso u jogamos as seguintes apesar de serem muito fracas... Nos animes acho que alguns são levados pela popularidade dos estudios que fazem os animes... honestamente eu nem sei quem os faz, mas nos diversos tópicos apercebo-me disso, que muitos de nós esperam algo de bom de uma série por ser produzida por este ou aquele estúdio e depois ficam desiludidos com o resultado final... ou nem por isso. | |
| | | Bart Tuga
Aniversário : 05/11/1980 Idade : 44 Localização : Vila Nova de Gaia Mensagens : 3264 Data de inscrição : 17/05/2010
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qua maio 11, 2011 7:28 am | |
| - Tyranus escreveu:
- depois temos os filmes com o actor A, B, C que so por estar presente vamos ver o filme a apanhamos secas monumentais...
grande seca panhei a ver o Robert Pattison no filme novo dele, vá lá que tinha a Winterspoon | |
| | | Hunter_X_ADIDAS
Aniversário : 01/08/1986 Idade : 38 Mensagens : 180 Data de inscrição : 25/06/2010
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qua maio 11, 2011 11:11 am | |
| Okay, um dia passado e tal, portanto vou dizer o que realmente penso e o real impacto que tem na motivação de seguir qualquer coisa, mas em anime é mais do que evidente e o pior é que são muitas as pessoas que não se apercebem disso
Popularidade em animes transmite realmente a qualidade que merece ou a popularidade é um grande escudo para proteger a bela merda, sim tenho que utilizar este termo, que é na verdade? Infelizmente a resposta são ambas, a qualidade pode ser justificável dentro do limite que seja razoável mas o grande escudo são os fanboys que tornam um anime intocável de críticas que não é possível estar a ver um anime sem estar condicionado
Antes de avançar eu sei que vai haver um "proteger bela merda? este gajo é parvo!" aí fora dos monitores, mas é para chamar atenção que séries não servem para criarem tribos, elitismos, grupos que chega ao ponto que uma pessoa que é nova para este mundo já vê pontas de setas apontadas para essa pessoa e basta essa pessoa dizer "piu", até pode ser sincero e dizer a verdade, que fica logo marcada e só prova que popularidade só serve para criar elitismos. É a parte mais negativa da popularidade e simplesmente contagia e piora o que supostamente é agradável torna-se mais uma obrigação para ter que ser aceite a um clube de amigos... É triste de ver essa motivação
Obviamente que a popularidade tem que começar por algum lado e quando uma pessoa vê algum anime e simpatiza com o respectivo tem as suas razões específicas, razões das quais identifica os pontos essenciais do anime e processam bem, por vezes esse tipo de simpatia contagia até ao ponto que as pessoas gostam de ver a mesma coisa mas deitam para fora a origem de onde vem o que nós gostamos... é das tais situações que vê-se demasiadas pessoas a gostarem de algo mas pelos motivos errados, quando se vê os motivos errados já se passou o limite da definição da origem por gostarmos de algo e chega ao ponto de como é que a popularidade é tão alta que chegou a estragar o que inicialmente começou-se a gostar. Sim, também há elitismo, mas não é o elitismo do clube dos amigos mas é do elitismo que há certas pessoas que aquele material só é feito para aquelas pessoas e os restantes nem deviam estar ali. É como num concerto de metal que é feito só para pessoas que gostam de metal e assim do meio do nada aparecem hippies que só estão por lá porque acham piada a tudo o que não é suposto ter piada e uma que gosta de metal fica numa de "hippies num concerto de metal? mas que merda é esta?"
Dando um exemplo concreto: Hajime no Ippo/Hajime no ippo new challenger
A primeira season é essencialmente um conto que motivação de que o trabalho compensa no fim, é uma longa jornada onde existe companheirismo, várias dificuldades mas que tudo é recompensado e uma pessoa fica satisfeita no fim. Tudo bem que é boxe mas o anime é claramente mais do que o boxe e todo o desenvolvimento do meio faz com que nós estamos no meio e compreendemos as dificuldades diárias que se passam e criamos uma empatia. Se realmente existirem pessoas que gostaram só pelo boxe, gostaram pelo motivo errado... Existe sempre a deixa "hur, qual é a diferença de gostarmos por motivos diferentes? gostou-se, gostou-se e acabou a conversa" mas aí é onde começa a entrar a porcaria A segunda season é a sequela que dá seguimento após o especial tv e ova; fez o seu trabalho em continuar com a história mas o grande problema é que tudo o que uma pessoa gostava da 1ª season é quase ausente, toda a série foi um lembrete que a 1ª season existe e está sempre marcada na sombra da 1º season... O que deu para uma pessoa apreciar a sequela foram mesmos os combates, o que supostamente ficou em 2º plano na 1ª season na 2ª temporada está mais no 1º plano. É daquelas situações em que a sequela vê-se mas não é tão memorável como à 1ª, faltou aquele charme que motivou a gostar da primeira temporada... Existem pessoas que diz que é uma baboseira pegada e que é nitpicking, mas estou a provar que motivos diferentes para gostar a mesma coisa torna o sabor amargo no fim e é meio chato
Agora há animes que só sabem viver do hype e que o hype que é criado oculta algumas falhas que pode ser desmotivante para ver, mesmo que os motivos sejam certos são muitas as vezes que exageram esses motivos e já está condicionado o que vamos ver. Para mim os principais animes que sofrem desse hype que a culpa são somente das pessoas são One Piece e Gintama. Sim, as pessoas que têm orgasmos por tudo e mais alguma coisa por esses dois animes são os verdadeiros culpados que não é possível ver em paz sem estar condicionado.
O caso de One piece é curioso que só se lembram de meterem o hype depois do arc alabasta, o que é que aconteceu no princípio, é assim tão repugnante? mas o hype que chegou ao ponto que realmente o pessoal gosta mas que se esqueceu do que é que se tratava inicialmente foi no periodo shabaody park-marine hq, basta verem no youtube o pessoal a dizer "OMG! OMG! OMG!" ao verem o arc da luta dos admirals contra a whitebeard crew e que está o caldo entornado... fundamenta-se o impacto que tem na série, mas ter orgasmos? cut me a break
Gintama comecei a ver a 1º season há uns meses atrás, neste momento estou no ep 57 e ao ver o feedback fico mesmo a perguntar e a coçar a cabeça "..... eles viram a mesma coisa do que vi, certo?". Gintama é okay de se ver, mas para levar muitos elogios ou é mesmo o hype criado que realmente as pessoas gostam gintama pelos motivos errados ou fizeram batota e cagaram-se para as partes mais chatas... como é que se pode afirmar que é perfeito quando se cagam para as partes chatas? Se calhar até nem fizeram, mas bem criam demasiado hype que uma pessoa sente-se condicionada, é um desconforto para alguém que entra neste mundo pela 1º vez. Para conseguir racionalizar a situação sei qual é o problema
Gintama tem o mesmo efeito de dragon ball z, está cheio de wankers e fanboys que defendem pelos motivos errados e fazem uma tribo elitista em que Deus me livre se houver alguém que toca com o dedo.. Os drabon ball z noob fanboys vêm como fossem um grupinho de pitas em defenderem ao invocarem razões "nostálgicas" ou "é ver o songoku com o kamehameha" quando nem se quer é o essencial de dragon ball; Gintama wankers tards vêm defender com o "é um humor de outro mundo que só poucas pessoas é que percebem e se perceberes sê benvindo ao clube" quando nem se quer é esse o motivo para gostar de gintama
Para séries não tão populares, muitas vezes por falta de divulgação ou porque há algo que uma pessoa faz logo troça com a permissa ou algo diferente não têm tanta atenção, mas ao ver o hype a estragar as coisas é melhor que fiquem assim, Wonderfull days mesmo sendo da gainax só por o audio original ser coreano é motivo para levar algum desprezo. Aachi wa Spiak também leva nega por ser coreano... Okay que não são 5 estrelas e não é essa mensagem que quero transmitir mas não merecem levar nega só por ter o audio coreano, não são maus de se verem. Mesmo exemplo dá-se a ovas como Nineteen ou outras ovas que são considerados tesouros enterrados, a lista pode continuar
Resumindo:
A culpa essencial disto tudo são das pessoas que dão hype a torto e direito que faz estragar o que é suposto de ser e é motivo de ter nojo neste mundo quando a popularidade é a palavra ordem e que espalha opiniões já condicionadas.
| |
| | | ai_shiteiru
Aniversário : 20/05/1993 Idade : 31 Mensagens : 1060 Data de inscrição : 03/07/2010
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qua maio 11, 2011 1:08 pm | |
| | |
| | | Anoni Mus
Aniversário : 21/02/1992 Idade : 32 Localização : Oeiras Mensagens : 2443 Data de inscrição : 10/10/2009
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qua maio 11, 2011 6:43 pm | |
| Acho que posso concordar com a maioria. Com One Piece tens meu total apoio, com Gintama também sempre achei que dar 10 será muito exagerado porque tem alguns episódios e até sagas razoáveis ou aborrecidas. Mas como tem um cast genial merece praise. Aliás Gintama apesar dos 206 episódios de momento ainda tem muito por onde pegar e não deixa de ser um anime que dava para mais, as possibilidades de interacções são quase infinitas. | |
| | | Gatts
Aniversário : 29/02/1988 Idade : 36 Localização : Braga Mensagens : 5587 Data de inscrição : 14/02/2010
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qua maio 11, 2011 6:55 pm | |
| Parece-me normal q um anime q tem quase 500 eps e mantém sempre um nível bom tenha hype. Isso dos orgasmos é em tds os animes e em todos os tópicos q aki vejo, a única coisa q muda são as pessoas q estão a comentar. | |
| | | Durin
Aniversário : 28/05/1987 Idade : 37 Mensagens : 751 Data de inscrição : 21/01/2011
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qui maio 12, 2011 2:17 am | |
| O que o Hunter disse é fácil de compreender e é spot on.
Eu vou dar outro exemplo, Gurren Lagann
Quando este anime começou no japão, as pessoas que começaram a vê-lo em portugal contam-se pelos dedos. Eu fui uma delas e sacava semanalmente, sim, mesmo com aquelas subs nojentas que vieram na 2º parte da série mas o vicio era muito para esperar.
Eu gostava imenso da série e sugeri várias vezes durante o lançamento desta que mais pessoas vissem ttgl porque era de facto um anime que trazia muita coisa boa em anime. E sim, mesmo sabendo que copiou imensas coisas, principalmente de gaogaigar e de getter robo, eu não deixei de gostar.
No entanto, quando o anime acabou, parece que todos acordaram e começaram a falar daquilo como se fosse o lord of the rings do japão. Pior depois, veio com os filmes. O hype, o fanboyism e o fanatismo pelos filmes(que mais não eram que versões abreviadas da série com alguns extras) atirou-me para o barco do "hate" para com o anime.
Quando fui ver o filme, já levava os meus óculos de hater, tudo porque ttgl ganhou uma das mais annoying fandoms dos últimos anos, juntando os haruhitards à festa.
Logo, passei de alguém que adorava a série para alguém que só viu os primeiros e últimos minutos do filme, incrivelmente desapontado, não só porque o filme não era nada demais e nem valia a pena ver tendo visto o anime, como também pelo o hype dos fanboys que manchou logo a experiência.
| |
| | | Hunter_X_ADIDAS
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qui maio 12, 2011 4:14 am | |
| - Gatts escreveu:
- Parece-me normal q um anime q tem quase 500 eps e mantém sempre um nível bom tenha hype.
Isso dos orgasmos é em tds os animes e em todos os tópicos q aki vejo, a única coisa q muda são as pessoas q estão a comentar. melhor, só tem 500 eps porque audiências permitem que o show continue... a continuação pode ser traduzido pelo hype e pode ser fundamentado mas ao ver demasiado hype, só agora é que dizem que isto é que é bom, consegue estragar o essencial da série A quantidade de feedback é o medidor dos orgasmos em que dá para ter uma noção, e tudo o que se pode concluir é de que há picos de hype quando são animes novos a estrear mas que depois de acabados desaparecem, mas por uma certa razão o pessoal só reparam na coisa 2 anos depois, exactamente a mesma situação do gurren laggan Basta contar o número de posts novos e quais são as threads que costumam estar no top e costumam ser ou os shounens normais ou os animes da season que costumam ser esquecidos na estação a seguir ou mesmo aqueles animes que acabaram algum tempo mas o pessoal acorda bem tarde | |
| | | SFree
Aniversário : 25/02/1988 Idade : 36 Localização : Everywhere and nowhere Mensagens : 1508 Data de inscrição : 07/07/2009
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qui maio 12, 2011 5:03 am | |
| Eu acho é que existe muito pessoal facilmente influenciável, custa-me perceber porque se passa a odiar uma série quando antes se gostava, apenas por haver outros fanáticos que pensam que essa série é Deus.
A nível de exemplo, eu gostei de TTGL, e vi quando saiu c/ eng subs, não liguei aos filmes, nem os tenciono ver, e reconheço o hype exagerado, mas nem por isso vou passar a odiar a série, quem pensa que é Deus e tem orgasmos, fiquem na deles, eu simplesmente gosto.
A mim a popularidade não me afecta nem um pouco, nem me cega para a verdadeira qualidade (falhas e aspectos positivos) do anime, normalmente vejo quais animes saem no Anidb, assim como navego pela base de dados dos antigos, vejo o género de anime que é e leio a sinopse, e começo a ver os primeiros episódios e vejo se gosto. E não é por muitos dizerem que é bom, que é mau, underrated ou overrated que vai fazer com que deixe ou não de ver e gostar ou odiar.
Acho que o pessoal devia era ver mais anime pela sua cabeça e gostos, desfrutar, em vez de andar preocupado com o que os outros pensam, para influenciar os seus gostos e opiniões. | |
| | | Hunter_X_ADIDAS
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qui maio 12, 2011 6:08 am | |
| - SFree escreveu:
- Eu acho é que existe muito pessoal facilmente influenciável, custa-me perceber porque se passa a odiar uma série quando antes se gostava, apenas por haver outros fanáticos que pensam que essa série é Deus.
A nível de exemplo, eu gostei de TTGL, e vi quando saiu c/ eng subs, não liguei aos filmes, nem os tenciono ver, e reconheço o hype exagerado, mas nem por isso vou passar a odiar a série, quem pensa que é Deus e tem orgasmos, fiquem na deles, eu simplesmente gosto.
A mim a popularidade não me afecta nem um pouco, nem me cega para a verdadeira qualidade (falhas e aspectos positivos) do anime, normalmente vejo quais animes saem no Anidb, assim como navego pela base de dados dos antigos, vejo o género de anime que é e leio a sinopse, e começo a ver os primeiros episódios e vejo se gosto. E não é por muitos dizerem que é bom, que é mau, underrated ou overrated que vai fazer com que deixe ou não de ver e gostar ou odiar.
Acho que o pessoal devia era ver mais anime pela sua cabeça e gostos, desfrutar, em vez de andar preocupado com o que os outros pensam, para influenciar os seus gostos e opiniões. Se o mundo conseguisse funcionar quando uma pessoa faz o que der na telha e sem preocupações com o julgamento do mundo à volta e sem pensar quaisquer consequências concordava contigo, mas lamento muito... O mundo julga por tudo o que fazes ou o que vês ou pela tua expressão de pensamentos Ver séries ou animes tem efeito idêntico nas escolas onde realmente uma pessoa só se consegue sobreviver no mundo difícil de socializar e da popularidade vendendo a alma ao diabo em fazer parte do grupinho dos populares intocáveis enquanto as pessoas que têm verdadeira dignidade são sempre excluidas pela popularidade e a integração e o bem estar no meio ficam com os dias contados... Se realmente dá para funcionar e ser mesmo à patrão e estar por completo nas tintas se houver demasiadas pessoas a tocarem em algo que é sagrado como fosse algo banal e mesmo que o mundo associa à pessoa que gosta honestamente à coisa ao monte de lixo ao redor deve ser das coisas mais bonitas que existem A partir do momento em que demasiadas pessoas começam a gostar do castlevania só por causa dos últimos jogos que nunca ouviram falar da NES, em vez de simpatizarem o franchise como os hardcore fans que realmente sabem do que é que se trata castlevania e o mundo coloca os hardcore fans no mesmo saco das pessoas casuais tenho quase a certeza absoluta que as coisa nunca mais vão ser as mesmas | |
| | | SFree
Aniversário : 25/02/1988 Idade : 36 Localização : Everywhere and nowhere Mensagens : 1508 Data de inscrição : 07/07/2009
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qui maio 12, 2011 7:42 am | |
| "Ver séries ou animes tem efeito idêntico nas escolas onde realmente uma pessoa só se consegue sobreviver no mundo difícil de socializar e da popularidade vendendo a alma ao diabo em fazer parte do grupinho dos populares intocáveis enquanto as pessoas que têm verdadeira dignidade são sempre excluidas pela popularidade e a integração e o bem estar no meio ficam com os dias contados..."
Nem de perto, até te digo mais, quando fazes tudo para entrar num grupinho popular intocável, és apenas mais um, para não complicar, dou-te um exemplo muito prático, no curso em que andava, quase todos fumavam, apenas 3 não fumavam, incluindo eu, dois para se integrar e influenciados pelos outros começaram a fumar, eu não, e sabes que mais? Os outros foram sempre tratados como os novos do grupo e inferiores, e a mim respeitavam, quando estava numa mesa do café, eles nunca fumavam por respeito e nem por isso deixavam de vir para a minha mesa para conversar, porquê? Porque gostavam de mim pelo o que eu era. Mesmo que não me enquadrasse a 100% no grupo, visto que não fazia as mesmas coisas que eles.
E acho que quem está a juntar tudo no mesmo saco, és tu, comparar a escolha do que vês em anime sem seres influenciado por outros nas tuas escolhas, com fazer o que dá na telha neste mundo, são de dimensões e significados totalmente diferentes, uma coisa é entre vários escolheres o que mais gostas, outra é fazer o que dá na telha neste mundo.
Quanto a demasiado pessoas a tocar em algo que é "sagrado" como algo banal, isso é muito subjectivo, é algo sagrado para ti, para os teus gostos, para outros talvez não seja, ou o que tu achas que é sagrado é uma verdade absoluta? Então porque não respeitar os gostos dos outros, e socializar com os que concordam contigo e partilham dos mesmos gostos que tu, ou queres que o mundo ou a "maioria" aceite à força que o que tu achas sagrado, é que é bom?
Não importa as escolhas que fazes ao ver anime, vai sempre haver pessoas que partilham ou não dos teus gostos. Por isso acho que cada um deve escolher o que gosta e não se deixar influenciar pelos outros. | |
| | | Hunter_X_ADIDAS
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qui maio 12, 2011 9:39 am | |
| - SFree escreveu:
Nem de perto, até te digo mais, quando fazes tudo para entrar num grupinho popular intocável, és apenas mais um, para não complicar, dou-te um exemplo muito prático, no curso em que andava, quase todos fumavam, apenas 3 não fumavam, incluindo eu, dois para se integrar e influenciados pelos outros começaram a fumar, eu não, e sabes que mais? Os outros foram sempre tratados como os novos do grupo e inferiores, e a mim respeitavam, quando estava numa mesa do café, eles nunca fumavam por respeito e nem por isso deixavam de vir para a minha mesa para conversar, porquê? Porque gostavam de mim pelo o que eu era. Mesmo que não me enquadrasse a 100% no grupo, visto que não fazia as mesmas coisas que eles.
Bem, minhas condolências aos outros 2 que têm que se sentirem umas rameiras sociais... Claro que é mais do que óbvio que vão estar sempre na base da pirâmide, entre essa gente não deves estar mesmo à espera que houvesse igualdades, pois não? Agora estavam contigo quem, as tais 2 pessoas ou todo todo o grupo que fumam (o mais improvável)? Para terem que retirarem a máscara só por conveniência bem são uns vendidos, sem querer ofender mas uma pessoa tem uma coisa chamado princípios e pelos vistos é coisa que não existe aí e só prova que tudo é motivado por popularidade e um concurso do "quem tem mais amigos?" e a lógica de ver animes infelizmente vê-se a lei da base da pirâmide, basta o topo a dizer "X" e os outros obedecem como fossem ovelhas e Deus me livre se houver um estranho que diga algo de mal daquele anime. - SFree escreveu:
E acho que quem está a juntar tudo no mesmo saco, és tu, comparar a escolha do que vês em anime sem seres influenciado por outros nas tuas escolhas, com fazer o que dá na telha neste mundo, são de dimensões e significados totalmente diferentes, uma coisa é entre vários escolheres o que mais gostas, outra é fazer o que dá na telha neste mundo. Eu escolho de tudo aquilo que tenho ao dispor, basta o que vier à mente é decidido.... fazer o que dá na telha também tenho liberdade de escolha, portanto.... Oh crap, fui acusado de meter as duas coisas no mesmo saco, se bem a liberdade de escolha é o conceito comum. Dar na telha neste mundo obviamente levaste à letra, quando se diz dar na telha é o equivalente a fazer o que me apetece ou o que me der na gana. - SFree escreveu:
Quanto a demasiado pessoas a tocar em algo que é "sagrado" como algo banal, isso é muito subjectivo, é algo sagrado para ti, para os teus gostos, para outros talvez não seja, ou o que tu achas que é sagrado é uma verdade absoluta? Então porque não respeitar os gostos dos outros, e socializar com os que concordam contigo e partilham dos mesmos gostos que tu, ou queres que o mundo ou a "maioria" aceite à força que o que tu achas sagrado, é que é bom? hmmm... eu tenho a certeza que o sagrado é algo absoluto. Aí está um "o fogo queima", claro que é mais do que óbvio, há coisas no mundo que servem mais uns do que para os outros. É elitista? sim, é mas é assim que as coisas funcionam socialmente. Para ter que haver show de humilhações só por rameirice social vale mais que cada macaco fique no seu galho, eu não me meto nas porcarias em que o "lixo" venera e que o "lixo" não meta nas coisas em que eu venero e cada um fica à parte e todos ficam felizes. Eu não forço ninguém a gostar a mesma coisa que eu gosto mas não admito que tenham que me pressionar para ter que gostar X ou Y só por aumentar o tamanho do grupinho como fosse um cancro a alastrar-se. - SFree escreveu:
Não importa as escolhas que fazes ao ver anime, vai sempre haver pessoas que partilham ou não dos teus gostos. Por isso acho que cada um deve escolher o que gosta e não se deixar influenciar pelos outros. Eu sinto-me incomodado quando alguém vê anime por sentimento de culpa; ou que só vê anime para aumentar o nº de "amigos" ou vê porque está na moda. Chego ao ponto de ouvir "gosto X porque é fixe" e nenhum fundamento do porquê é mais do que insuficiente só mesmo porque parece que é uma obrigação ou só está a fazer isso para aproximar da pessoa. Tudo que existe já está condicionado e por mais que dês as voltas é esse o facto | |
| | | SFree
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qui maio 12, 2011 10:18 am | |
| Para ser sintético, era a maioria do grupo, e não percebo porque é improvável.
Podíamos continuar aqui a trocar ideias sem fim, mas como não tenciono te impor as minhas ideias e/ou gostos, e como já dei o meu ponto de vista, respeito a tua opinião, eu tenho a minha quanto a este assunto.
Vês é simples. | |
| | | Bart Tuga
Aniversário : 05/11/1980 Idade : 44 Localização : Vila Nova de Gaia Mensagens : 3264 Data de inscrição : 17/05/2010
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qui maio 12, 2011 10:50 am | |
| - SFree escreveu:
- Para ser sintético, era a maioria do grupo, e não percebo porque é improvável.
Podíamos continuar aqui a trocar ideias sem fim, mas como não tenciono te impor as minhas ideias e/ou gostos, e como já dei o meu ponto de vista, respeito a tua opinião, eu tenho a minha quanto a este assunto.
Vês é simples. Sfree, é por isso que gosto de conversar contigo, sabes separar o discurso e tens um nível cultural acima da média. Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas?muitas falhas então os remakes como os novos Rebuild para dar destaque a personagens novas e para os Otakus viciados da Deusa de cabelos azuis (não é o Gintoki) bem, é esperar pelo 3.0 (Quickning) para ver se vale a pena ou não lol, é para falar de "modas" olha o pessoal sonha ir para o Grande (o meu irmão vai entrar no circo que é os Morangos com Açucar, bom para ele, mas a série é um nojo como a maioria dos programas de tv, e eu sei disso) seja no Futebol ou emprego eu sempre tive um sonho, ser mecânico, não tive jeito fiquei pelo Futebol e Futsal que praticava depois dos cURSOS enquanto estudava, tinha colegas que iam para os trabalhos da moda (informática) muitos não sobrevivem, porque ficaram por aí (too bad) e agora querem algo ao gajo que tá bem na vida (quer dizer quando tamos mal, ninguém liga) raios tou a fugir ao assunto, pronto falemos de Madoka eu era o 1º a condenar a série (tendo posto do dropped) mas vi um episódio e gostei que até fiquei hyped agora acabou, tou voltou ao normal mas ainda não acredito que via aquilo edit: agorahá outra moda, Steins; Gate e Anohana, tal como a marca de roupa que visto: Marc Ecko
Última edição por Bart Tuga em Qui maio 12, 2011 11:32 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescentar) | |
| | | Gatts
Aniversário : 29/02/1988 Idade : 36 Localização : Braga Mensagens : 5587 Data de inscrição : 14/02/2010
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qui maio 12, 2011 11:01 am | |
| Mas o hype do Steins;Gate foi ganha ao passar dos eps, n é tipo animes como Black Rock Shooter q já vinha com selo de épico stuff e depois lol
| |
| | | Bart Tuga
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qui maio 12, 2011 11:29 am | |
| - Gatts escreveu:
- Mas o hype do Steins;Gate foi ganha ao passar dos eps, n é tipo animes como Black Rock Shooter q já vinha com selo de épico stuff e depois lol
Gatts, só referi, que mal descolei de Madoka, colei no Stenis; Gate e no AnoHana não o critiquei | |
| | | Gatts
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qui maio 12, 2011 11:30 am | |
| Ok, percebi errado Mas ficou o ponto. | |
| | | Kaiser
Aniversário : 09/09/1992 Idade : 32 Localização : Coimbra Mensagens : 4050 Data de inscrição : 06/12/2009
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qui maio 12, 2011 11:58 am | |
| A popularidade e o hype já fazem parte do senso comum em anime. Condenciona quem vê? Sim, se formos 0 em autonomia e uma Maria que vai com as outras. Falando por mim, a popularidade não me afecta em rigorosamente nada. Como é óbvio sei quando certa série X é bastate adorada e tem um enorme fan base, mas e depois? O que conta não é nosso ponto de vista e interesse pessoal? O sentido crítico individual morreu de velho?
Um exemplo muito utilizado hoje em dia é o de Gurren Lagann, por alguma razão os fãs da série colocam-na no olimpo dos animes como enorme e majestoso. Quando começei a ver ia com os níveis de hype bem altos, como se fosse obrigado a gostar do que ia ver. No fim dei por mim a rir-me com a situação, epá é um anime bem consistente, cheio de adrenalina e recheado com boa acção e pace, mas... just that. Nunca passou de um anime mediano transformado numa relíquia e tesouro da animação japonesa. Como é óbvio vai sempre condencionar quem vai ver. The bottom line is, mesmo com todo o meu hype inicial nunca me senti obrigado a adorar e a venerar a série, simplesmente... gostei. Vi e fiquei com a minha impressão.
Sou um bocado suspeito para falar nos casos Gintama e One Piece, adoro as duas séries, mas elas também sofrem (e muito) deste síndrome de popularidade. Mas é como em todos os casos, vejam e julguem por vocês mesmos, não se deixem levar por opiniões de A, B ou C. | |
| | | Bart Tuga
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? Qui maio 12, 2011 12:06 pm | |
| o pessoal fala assim tão bom de TTGL, será tão bom como NGE (que é mais psicológico que mechas em certo ponto) e Big O? | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? | |
| |
| | | | Popularidade transmite qualidade ou mascara falhas? | |
|