Real
A manga
Real, do
autor Takehiko Inoue responsável por uma das mais emblemáticas mangas de desporto alguma vez criadas (Slam Dunk) , é essencialmente uma história de triunfo e luta contra os desafios e adversidades a que todos nós podemos estar sujeitos.
Embora esta premissa nos possa parecer um pouco geral e até já utilizada em várias mangas de diversas categorias estaríamos muito enganados se não lhe déssemos uma oportunidade, até porque este é sem dúvida o trabalho mais “humano” e dramático deste mangaka.
Em Real, o ponto forte reside ,sem dúvida, no desenvolvimento das personagens aliado a um estilo de desenho típico de Inoue que pode ser resumido numa só palavra – genial!
A história gira em volta de 3 jovens jogadores (Nomiya, Takahashi, Kiyoharu) moldados por diferentes circunstâncias da vida, sejam elas sociais, económicas ou físicas. Para assistirmos a tal desenvolvimento, ao longo dos vários volumes vão sendo dados pequenos passos que nos permitem compreender e entrar no “universo” de cada uma destas 3 personagens.
E o que é que nos surpreende mais? Sem dúvida a humanidade e a capacidade de metamorfose que estas apresentam… e tal não podia ser mais apropriado a uma manga que visa de facto a descrição da realidade e dos impactos que os acontecimentos têm na nossa forma de ser e existir.
Todos estes factores são desenvolvidos em volta da seguinte temática:
Basquetebol em cadeira de rodas.
Mas não nos iludamos, pois Real é muito mais do que o que parece e oferece muito mais do que pareceria possível, não fosse a própria realidade uma temática complexa captada nesta obra em tons dramáticos que aproximam o leitor de uma realidade que pode ser ou não a sua.
Até ao momento, e depois de ter lido até ao final do 10.º volume, daria a esta obra a
classificação 9/10, tendo em conta que só não dou neste momento nota máxima pois existem ainda muitas “pontas soltas” e pormenores a serem desenvolvidos.
Aqui fica uma possível opinião sobre uma manga que ainda está a sair. Já agora thanks ao Sendo por ter criado o tópico ( acho que não te importas que tenha posto aqui a pseudo "review" ) xD
@Total se quiseres usar para a revista estás à vontade