Forum Otaku Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?

Ir para baixo 
+7
Malandro
Cyber Zero
Guarda_Serodio_Reloaded
Hunter_X_ADIDAS
ai_shiteiru
SFree
Durin
11 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Durin

Durin


Masculino Gémeos Gato
Aniversário : 28/05/1987
Idade : 36
Mensagens : 751
Data de inscrição : 21/01/2011

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSex maio 20, 2011 1:49 am

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Melkor3pjpg



Fiz a mesma pergunta em outros locais e o feedback foi positivo visto ter havido várias e diversas opiniões.


A pergunta é muito simples, acham que o japão conseguiria fazer um anime de lord of the rings ou do silmarillion ou de outra grande obra do tolkien relacionada com o universo da middle earth que fosse bom? Claro, não estou a pedir algo com a qualidade dos livros, isso é impossível seja para o japão seja para que lado do mundo for, mas um minimamente bom e que não sujasse o nome das maiores obras de fantasia existentes no mundo ocidental.



Se acham que sim, expliquem o porquê e se quiserem podem atirar nomes de estúdios, voice actors e afins que acham que seriam os ideais para uma adaptação.

Se não acham que o japão seria capaz, digam também o porquê.
Ir para o topo Ir para baixo
SFree

SFree


Masculino Peixes Dragão
Aniversário : 25/02/1988
Idade : 36
Localização : Everywhere and nowhere
Mensagens : 1508
Data de inscrição : 07/07/2009

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSex maio 20, 2011 5:48 am

Ser capaz é, existe bons estúdios, bons compositores, voice actors idem, tudo depende de quanto estariam dispostos a gastar nesse projecto. Os Japoneses também tem alguns livros de fantasia medieval épica muito bons, por isso acho que seriam capazes de captar um pouco a essência dos livros.

Possível na minha opinião é, mas seria um projecto viável? Não. O custo envolvido em fazer algo desse género, seria muito alto e não vejo as receitas suficientemente altas, que justificassem o investimento num projecto desses. Logo nunca seria um projecto para avançar.

Mas se fosse um projecto para avançar mesmo, na minha opinião seria:

-Adaptação para filmes ou OVAS, sim porque TV séries seria para esquecer num projecto destes.

-Estúdios acho que a Production I.G. neste caso seria uma das mais indicadas, visto o estilo de desenho mais realista e boa animação. A Madhouse também acho que se enquadraria ao estilo.

-OST: Nobuo Uematsu, ele compôs para a OST do anime Guin Saga (adaptação dos livros de fantasia medieval) e fez um bom trabalho, e para mim é um dos grandes compositores japoneses.

-Voice actors: Existe um leque muito bom e vasto de escolha, era uma questão de fazerem um boa selecção e acertarem nas vozes certas para cada personagem.
Ir para o topo Ir para baixo
Durin

Durin


Masculino Gémeos Gato
Aniversário : 28/05/1987
Idade : 36
Mensagens : 751
Data de inscrição : 21/01/2011

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSex maio 20, 2011 7:04 am

Sim eu sei que não seria um projecto viável pincipalmente nos dias de hoje, mas fiz a pergunta tirando logo isso.


Também não sei até que ponto é que eles respeitariam as falas, visto o japonês ser uma lingua muito limitada e não ter mais que uma palavra ou 2 para a mesma coisa.


Se o script fosse mudado para um em que eles se sentissem mais a vontade, talvez a essência de uma obra do tolkien fosse ao mar.


Quanto aos estúdios, concordo.
Ir para o topo Ir para baixo
ai_shiteiru

ai_shiteiru


Masculino Touro Galo
Aniversário : 20/05/1993
Idade : 30
Mensagens : 1060
Data de inscrição : 03/07/2010

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSex maio 20, 2011 7:11 am

CoMix Wave Inc para estudio.
Ir para o topo Ir para baixo
Hunter_X_ADIDAS

Hunter_X_ADIDAS


Masculino Leão Tigre
Aniversário : 01/08/1986
Idade : 37
Mensagens : 180
Data de inscrição : 25/06/2010

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSex maio 20, 2011 9:42 am

japão tem recursos para pegar numa obra de tolkien mas tudo depende como é que vai pegar para que um "senhor dos aneis" em anime seja fixe de se ver e que não seja medíocre... uma coisa é certa, ao ver bons exemplos de animes no setting de fantasia medieval tipo lodoss war, guin saga ou legend of arslan dá para sonhar....

Grande problema das adaptações japonêsas é "japonificar" tudo e torna-se intragável ver uma adaptação vindo do ocidente e que é pegado por pessoal do oriente, vê-se todos os clichés que os japonêses adoram (falarem alto, caretas à random; acid shit fest, etc..) está sentenciado para que a adaptação seja mais uma ofensa para o original. É nestas alturas que a tese cada cultura que meta na sua vida fala mais alto e evita porcaria da grossa. No cenário dos japonêses não virem com ideias deprimentes em "japonificarem" algo que é expressamente proibido, pelos bons motivos, ou no cenário que pretendem fazer algo não só para os japs mas para todas os fãs das obras do tolkien, então um LOTR em anime é uma boa ideia.

Acima de tudo é preciso amor e carinho, neste momento os japs mal sabem o que é isso graças à crise financeira
Ir para o topo Ir para baixo
Guarda_Serodio_Reloaded
Serodio
Serodio
Guarda_Serodio_Reloaded


Masculino Touro Rato
Aniversário : 04/05/1984
Idade : 40
Localização : Celestial Plain
Mensagens : 14543
Data de inscrição : 02/07/2008

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSex maio 20, 2011 12:58 pm

E porque não?
O japoneses de quiserem sabem fazer boas adaptações. E as obras de Tolkien certamente seriam pegadas por alguém que desse o seu devido valor.

Para a adaptação ser da melhor qualidade possível, sem duvida que ter ia de sair em OVAs ou filmes.

Para um possível estúdio concordo com a opinião do SFree. A Production I.G. já deu provas de sabem fazer trabalhos sérios de boa qualidade.

Para banda sonora, Yoko Kanno all the way. A mulher só sabe fazer bandas sonoras brilhantes e épicas e tem uma grande capacidade de adaptar a musica a diversos géneros. E também não conheço ninguém melhor para compor musicas cantadas em línguas que não existem. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
ai_shiteiru

ai_shiteiru


Masculino Touro Galo
Aniversário : 20/05/1993
Idade : 30
Mensagens : 1060
Data de inscrição : 03/07/2010

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSex maio 20, 2011 1:07 pm

seria lord of the rings com fanservice Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Guarda_Serodio_Reloaded
Serodio
Serodio
Guarda_Serodio_Reloaded


Masculino Touro Rato
Aniversário : 04/05/1984
Idade : 40
Localização : Celestial Plain
Mensagens : 14543
Data de inscrição : 02/07/2008

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSex maio 20, 2011 1:11 pm

A petizada não deve saber mas já houve uns desenhos animados do LOTR:

Ir para o topo Ir para baixo
Durin

Durin


Masculino Gémeos Gato
Aniversário : 28/05/1987
Idade : 36
Mensagens : 751
Data de inscrição : 21/01/2011

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSex maio 20, 2011 1:13 pm

Guarda_Serodio_Reloaded escreveu:
A petizada não deve saber mas já houve uns desenhos animados do LOTR:


Wow esse vídeo tem melhor animação que anime e que muito cartoon de hoje lol. Tudo o resto parece um gigantesco pedaço de shit though.
Ir para o topo Ir para baixo
SFree

SFree


Masculino Peixes Dragão
Aniversário : 25/02/1988
Idade : 36
Localização : Everywhere and nowhere
Mensagens : 1508
Data de inscrição : 07/07/2009

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSex maio 20, 2011 3:08 pm

Eu não destacava apenas o "japonificar", sim de facto "nacionalizar"(prefiro chamar assim) uma adaptação pode ser um dos possíveis problemas (presentes em vários países, não apenas no Japão), mas esse não é o maior problema. Para mim o maior problema será sempre o dinheiro e não o "Japonificar", os produtores sabem bem eliminar esses clichés, que muitas vezes recorrem a eles porque precisam de facturar e apoiam-se nisso para vender ao público alvo japonês, se houvesse dinheiro para investir numa adaptação para um publico alvo internacional, com uma possibilidade de receita alta, aposto que podiam contar com uma grande adaptação para anime dos japoneses.

E não acredito, que se os japoneses avançassem com uma adaptação de peso, e estivessem dispostos a investir em uma boa produção e direcção, fossem comprometer esse gasto com esses clichés japoneses.


Para além de que apenas mencionar o "japonificar" dá a entender que apenas os japoneses não sabem fazer adaptações o que não corresponde à verdade, eles fazem boas e más adaptações de obras nacionais ou estrangeiras. Assim como Hollywood faz boas e más adaptações, e um dos síndromes de más adaptações deles também é o "americanizar", com os seus clichés, que alteram a essência das obras literárias, mesmo quando esta obra é da mesma nacionalidade da adaptação, para não falar em obras Russas (que adoro), e até obras/filmes japoneses.


Claro que uma adaptação quando é de nacionalidade diferente, acresce a dificuldade de captar a essência da fonte devido a diferenças culturais. Mas vários exemplos do passado, provam que é possível boas adaptações mesmo com barreiras culturais.


Por exemplo falando de hollywood, o filme o Pianista, capta muito bem a essência da obra literária polaca "Śmierć Miasta" (Morte de uma Cidade), mais tarde reimpressa como "O Pianista", adorei o filme.


Na adaptação do "Senhor dos anéis" em anime, tudo depende de quanto eles estariam dispostos a gastar, porque existem excelentes directores capazes de captar e adaptar bem a essência dos livros, assim como estúdios bem capazes de fazer algo bem feito.

_________________________________



Quanto a estúdios para uma possível adaptação, o estilo de Seirei no Moritbito da Production I.G. e Claymore da Madhouse, acho que se enquadraria muito bem numa adaptação de Senhor dos Anéis, com uma produção superior de filme ou OVA, daí a minha escolha destes estúdios.



Exemplo:

Seirei no Moribito
Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? 183

Claymore
Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Claymorebackgwi1
Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? 08ClaymoreFight



Quanto a OST escolhi o Nobuo, pelo seu talento nato, pela sua experiência, e por estar habituado a compor musicas épicas (indicado para animes de fantasia medieval épica) por isso ele foi a escolha na adaptação de Guin Saga. Apesar de esse não ser nem de perto um dos melhores trabalhos dele, ele fez um trabalho muito bom, quem viu o anime lembra-se dos momentos épicos do Guin em que a OST teve um papel fundamental.

Exemplo de OST

No Minuto 19:00




Última edição por SFree em Sex maio 20, 2011 6:12 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Cyber Zero

Cyber Zero


Masculino Câncer Rato
Aniversário : 23/06/1984
Idade : 39
Localização : Vila-Chã Barreiro
Mensagens : 3784
Data de inscrição : 01/05/2009

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSex maio 20, 2011 4:33 pm

Acho que sim, que seriam capazes de o fazer e sem japonificar.
Temos os exemplo das series world masterpiece theater que são historias de livros de outros países e não foram japonificados de nenhuma maneira.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Mas o que mais receio é que os japonenses quase sempre que agarram em algo com lutas e batalhas, têm a mania de exagerar.
Estou a lembrar no filme Dante's Inferno em que o cavalo do Dante faz um salto na parede, lol.
Ir para o topo Ir para baixo
http://silverzerosubs.blogspot.com/
SFree

SFree


Masculino Peixes Dragão
Aniversário : 25/02/1988
Idade : 36
Localização : Everywhere and nowhere
Mensagens : 1508
Data de inscrição : 07/07/2009

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSex maio 20, 2011 7:33 pm

Durin escreveu:
Guarda_Serodio_Reloaded escreveu:
A petizada não deve saber mas já houve uns desenhos animados do LOTR:


Wow esse vídeo tem melhor animação que anime e que muito cartoon de hoje lol. Tudo o resto parece um gigantesco pedaço de shit though.

Só agora vi esse vídeo, e nunca vi esse filme, mas sabia da sua existência, eu sei que isto é um pouco off-topic, mas acho que convém esclarecer isto, essa animação não é melhor do que a de hoje, tem é mais movimento, mas é uma animação imperfeita e com falhas, por isso essa técnica de animação é agora pouco usada, ou seja Rotoscopia, que consiste em usar filmagens reais de modelos vivos, onde os desenhadores aproveitam/seleccionam alguns frames da filmagem e desenham por cima frame a frame, o que leva a haver desvios aleatórios na sequência de animação entre frames, fazendo a sequência de animação "tremer" de uma forma não natural. Outro problema é se o desenhador não selecciona os frames mais indicados para fazer "tracing over", ou selecciona frames a menos do que devia, vai haver inconsistências no flow da animação. É muito fácil fazer asneira com rotoscopia. Depois está limitada a movimentos humanos reais, os desenhadores pode exagerar ou acrescentar movimentos, mas normalmente nas transições entre movimento "real" e "livre" dá bosta e mais imperfeições.

Contudo se os animes e cartoons hoje em dia tivessem esse movimento todo, ui...

Ir para o topo Ir para baixo
Durin

Durin


Masculino Gémeos Gato
Aniversário : 28/05/1987
Idade : 36
Mensagens : 751
Data de inscrição : 21/01/2011

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSáb maio 21, 2011 2:25 am

SFree escreveu:


Só agora vi esse vídeo, e nunca vi esse filme, mas sabia da sua existência, eu sei que isto é um pouco off-topic, mas acho que convém esclarecer isto, essa animação não é melhor do que a de hoje, tem é mais movimento, mas é uma animação imperfeita e com falhas, por isso essa técnica de animação é agora pouco usada, ou seja Rotoscopia, que consiste em usar filmagens reais de modelos vivos, onde os desenhadores aproveitam/seleccionam alguns frames da filmagem e desenham por cima frame a frame, o que leva a haver desvios aleatórios na sequência de animação entre frames, fazendo a sequência de animação "tremer" de uma forma não natural. Outro problema é se o desenhador não selecciona os frames mais indicados para fazer "tracing over", ou selecciona frames a menos do que devia, vai haver inconsistências no flow da animação. É muito fácil fazer asneira com rotoscopia. Depois está limitada a movimentos humanos reais, os desenhadores pode exagerar ou acrescentar movimentos, mas normalmente nas transições entre movimento "real" e "livre" dá bosta e mais imperfeições.

Contudo se os animes e cartoons hoje em dia tivessem esse movimento todo, ui...



Animação é dar vida e movimento, e este filme tem mais do que qualquer anime de hoje. Jumping frames e imperfeições são o que não faltam em anime, até quando a animação é boa.


Um bom exemplo de uma boa junção de frame quality e sem falhas é akira, que ainda hoje é o filme japonês com melhor animação.


Eu preferia uma série assim do que personagens paradas durante minutos com mouth flapping apenas.
Ir para o topo Ir para baixo
Malandro

Malandro


Masculino Capricórnio Cabra
Aniversário : 17/01/1992
Idade : 32
Mensagens : 2446
Data de inscrição : 01/01/2011

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSáb maio 21, 2011 3:15 am

Sim, seria se tivessem vontade e dinheiro.

Meu staff de sonho se caso acontecesse:

Estúdio: Production I.G.
Director: Kazuki Akane
Argumento: Dai Sato
Música: Yoko Kanno
Ir para o topo Ir para baixo
Durin

Durin


Masculino Gémeos Gato
Aniversário : 28/05/1987
Idade : 36
Mensagens : 751
Data de inscrição : 21/01/2011

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSáb maio 21, 2011 4:21 am

Quantos de vocês leram os livros? Não é questão de vontade, é preciso gente muito talentosa para fazer uma adaptação decente de um livro do tolkien.


Eu concordo que o japão tem capacidade para isso mas parece-me que vocês andam a dar respostas de uma forma casual e que é apenas mais uma série. Tirando o Sfree e o Hunter que explicaram tudo de uma forma mais realista.

Não estou a dizer mal de ninguém, apenas acho que estão a dar respostas muito banais, é só.
Ir para o topo Ir para baixo
Malandro

Malandro


Masculino Capricórnio Cabra
Aniversário : 17/01/1992
Idade : 32
Mensagens : 2446
Data de inscrição : 01/01/2011

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSáb maio 21, 2011 4:54 am

Durin escreveu:
Quantos de vocês leram os livros? Não é questão de vontade, é preciso gente muito talentosa para fazer uma adaptação decente de um livro do tolkien.


Eu concordo que o japão tem capacidade para isso mas parece-me que vocês andam a dar respostas de uma forma casual e que é apenas mais uma série. Tirando o Sfree e o Hunter que explicaram tudo de uma forma mais realista.

Não estou a dizer mal de ninguém, apenas acho que estão a dar respostas muito banais, é só.

Claro que sim, ninguém disse o contrário, é por isso que mencionei o staff que seria perfeito, pelo menos para mim.

Só não entrei em muitos detalhes porque a minha opinião de quase tudo que foi comentado aqui não difere muito do Sfree.

Eu acho que Japão é capaz, se a adaptação tiver em boas mãos e ter um grande investimento. Agora se me perguntar se alguém é capaz de arriscar num projecto deste genero hoje em dia, aí fico na duvida, principalmente, devido a actual situação da industria de animação japonesa, o que ai concordo em parte com o Hunter.


Última edição por Malandro em Sáb maio 21, 2011 5:53 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
SFree

SFree


Masculino Peixes Dragão
Aniversário : 25/02/1988
Idade : 36
Localização : Everywhere and nowhere
Mensagens : 1508
Data de inscrição : 07/07/2009

Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Empty
MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien? Icon_minitimeSáb maio 21, 2011 7:06 am

Durin escreveu:


Animação é dar vida e movimento, e este filme tem mais do que qualquer anime de hoje. Jumping frames e imperfeições são o que não faltam em anime, até quando a animação é boa.


Um bom exemplo de uma boa junção de frame quality e sem falhas é akira, que ainda hoje é o filme japonês com melhor animação.


Eu preferia uma série assim do que personagens paradas durante minutos com mouth flapping apenas.

Sim, movimento é muito importante, mas não é tudo, como esse movimento é feito é muito importante, imagina o que era veres filmes ou séries em que desenhadores e animadores, até dão muito movimento, mas cheios de movimentos estranhos, irrealistas e imperfeitos, por acaso nesse filme não se nota muito por quem fez o tracing over tinham muito talento e paciência, mas essa técnica, já serviu para produzir trabalho de porcaria, principalmente em séries da Filmation. Para mim uma boa animação não é só espetar com movimento random e chamar boa animação, é saber animar, por exemplo foste buscar um exemplo muito bom, o Akira, conta com alguns dos melhores animadores japoneses, inclusive o considerado "Perfect animator", porquê esta label? Precisamente porque ele é super perfeccionista nos movimentos e no seu flow realista.

Só quero com isto tentar explicar que essa técnica de animação não é muito boa, primeiro porque é limitada, depois porque é uma "cópia" de algo real, o que corta a liberdade da animação, muita imperfeição mesmo com desenhadores talentosos, Akira era impossível ser feito da maneira que foi usando rotoscopia.

Para mim Akira tem muito melhor animação do que isso, porque tem uma animação muito mais perfeita, e tem uma animação livre, vês boa animação de cenários(destruição, explosões) e não apenas personagens com bastante movimento, em que tudo o resto em volta é estático.

Comparação: